Como é a consulta de acupuntura?
O atendimento não se resume a “colocar as agulhas no corpo”. A consulta de acupuntura é igual a uma consulta medica de qualquer outras especialidade para elaborar uma hipótese diagnostica e sugerir o melhor tratamento. No entanto, o grande conhecimento que tem-se atualmente sobre as doenças, fez com que o médico se especializasse cada vez mais nas pequenas partes e até em determinadas doenças. Assim, tem-se o ortopedista especialista em joelho, o endocrinologista especialista em diabetes, etc.
O modelo de atendimento que se instaurou privilegia as partes e as doenças e não mais o paciente. Não há mais o modelo do médico generalista, que conhece e agrega todo o individuo. O médico acupunturista resgata a figura deste médico generalista, que acompanha e avalia também o meio familiar, social, profissional e emocional do paciente. Presta atenção aos distúrbios de humor, à qualidade do sono, gostos e preferencias pelos alimentos, compulsões, horário de aparecimento da dor, etc.
A consulta de Acupuntura tende a ser mais longa, ao redor de 1 hora ou mais, pois somente após a conversa (anamnese) completa, o medico formula uma hipótese, confirma no exame físico do paciente e eventualmente solicita exames complementares que porventura haja necessidade. Somente depois disto tudo, com a hipótese diagnóstica confirmada, é que o médico acupunturista decide se a acupuntura é o melhor tratamento para a condição daquele paciente naquele momento. O paciente deve sempre receber o tratamento que mais será eficaz para aquela condição que ele tem. Dependendo do estágio da doença, às vezes é necessário recorrer a medicamentos sim, bem como cirurgias.
O paciente deita-se na maca e o médico acupunturista insere as agulhas em determinados locais do corpo (pontos de acupuntura) que irão promover o efeito desejado. O tempo que a pessoa fica com as agulhas é, em média, 30 a 50 minutos. Após a retirada das agulhas, o paciente aguarda alguns instantes pois pode-se sentir tonturas ou sensação de pressão baixa.